A captação de recursos financeiros é o primeiro passo a ser dado para que uma boa ideia possa se tornar uma realidade e, com o passar do tempo, gerar valor enquanto negócio a ser conduzido e trabalho a ser realizado.
Seja como fonte o capital próprio, empréstimo governamental ou até mesmo a ajuda de amigos, construir uma empresa dependerá, em algum momento, de recursos financeiros.
Por isso, trazemos hoje para você algumas boas ideias sobre como conseguir fazer a captação de recursos financeiros que melhor pode dar conta das necessidades da sua empresa.
Veja agora!
O que é a captação de recursos financeiros?
A captação de recursos financeiros consiste em elaborar, de forma estratégica, a forma como o dinheiro que irá financiar a sua empresa, sobretudo em seus passos iniciais, será conseguido.
A captação de recursos pode se dar de diferentes formas, daquelas mais convencionais, indo a um banco ou contando com a ajuda de familiares, ou, até mesmo, fazendo um grande financiamento coletivo.
Seja de uma forma ou de outra, a captação de recursos é um dos passos mais fundamentais a ser dado na construção de uma empresa, mas pode ser também necessária em outros momentos, como em sua ampliação, por exemplo.
Quando procurar por investidores?
O momento em que buscar um investidor se faz necessário é diverso entre as empresas, mas, de forma geral, esse momento sempre está relacionado ao início do negócio ou em um cenário de necessidade de capital para financiar a expansão da operação.
No entanto, a busca por investidores também pode ser orientada por outras demandas, como o desejo de testar novos produtos para a venda, a necessidade de maquinários para a prestação de um determinado serviço ou, ainda, a contratação de pessoal especializado.
Ainda que esses momentos possam se apresentar de forma diferente e em um tempo diferente para cada empresa, podemos assumir que os investimentos devem ser buscados para que a empresa possa realmente melhorar ou aumentar.
Como fazer captação de recursos para empresas?
A captação de capital financeiros pode ser muito diferente do que ir a um banco e tomar um empréstimo, ou, até mesmo, ir às casas das pessoas que você conhece e confia para solicitar investimentos em suas boas ideias.
Atualmente, é possível conseguir um bom capital para a sua empresa sem depender de bancos ou conhecidos.
1 – Investimento com sócios
A abertura da empresa para sócios é uma boa forma de conseguir capital para investimentos. Para muitos, isso significa a perda de poder total de decisão sobre a empresa, mas precisamos afirmar que nem sempre isso é de um todo bom.
Ter um ou mais sócios significa ter mais gente dedicada a pensar em formas de fazer com que a empresa cresça e conquiste seus espaços no mercado, além de, muitas vezes, ser uma forma de fazer com que mais pessoas possam trabalhar contigo, dividindo seu tempo.
Com isso, mais e melhores ideias podem surgir, melhorando seu rendimento!
2 – Investimento com crédito próprio ou familiar
Realizar investimentos a partir do próprio crédito ou de crédito familiar é também uma das formas de fazer a captação de recursos financeiros para a sua empresa e, talvez, aquela que pode ser a mais viável, sobretudo para pequenos empresários.
Essa é uma forma desburocratizada de conseguir o dinheiro necessário para começar a sua operação, mas deve ser sempre muito bem pensada e combinada, sobretudo por envolver suas relações pessoais.
Portanto, ainda que seja essa uma possibilidade e seja muito viável, profissionalize a relação e trate o relacionamento da sua empresa com seus amigos ou familiares de forma realmente profissional, efetuando os pagamentos religiosamente.
Da mesma forma deve ocorrer se o financiamento se der com recursos próprios, pois é fundamental ter um planejamento para que a empresa pague ao seu caixa pessoal tudo aquilo que foi investido.
3 – Empréstimo de bancos e credores
O empréstimo com bancos e credores deve ser sempre uma saída a ser analisada de forma bastante criteriosa, sobretudo por conta da taxa de juros.
Se possível for, espere por um momento mais oportuno, em que a empresa gere seu próprio caixa ou pesquise muito para conseguir as menores taxas do mercado antes de fazer esse tipo de procedimento.
Veja o que levar em conta antes de pegar um empréstimo:
4 – Empréstimos peer-to-peer
O empréstimo peer-to-peer, ou P2P, é um tipo de financiamento coletivo para a sua empresa, em que pequenos investidores fazem pequenos aportes, a fim de que você consiga o total desejado.
Esse tipo de empréstimo tem se tornado atraente para pequenas empresas, sobretudo por não ter a intermediação de um banco ou mesmo de uma credora e, principalmente, por ter taxas de juros mais baixas do que os outros tipos de empréstimos convencionais.
5 – Investimento com apoio governamental
O investimento realizado por intermédio do governo – agências de fomento, por exemplo – é também uma das melhores formas de conseguir que a sua empresa receba o capital necessário para se solidificar no mercado.
No entanto, é importante frisar que muitas vezes esse tipo de crédito costuma ser direcionado para alguns setores do mercado e é bem burocrático de se conseguir, pois necessita de qualificação por parte do órgão para a sua empresa.
Empresas que podem te ajudar na estruturaçāo e captação de recursos financeiros
Certamente, contar com uma assessoria empresarial é um dos melhores passos que a sua empresa pode dar em busca de uma linha de crédito ou mesmo para estruturar uma apresentação para investidores.
Isso se dá, sobretudo, porque por meio da assessoria a sua empresa pode organizar suas documentações financeiras, tornando ainda mais evidente que se trata de um bom negócio para o investidor participar de um processo de captação de recursos financeiros.
Conclusão
Captar recursos financeiros é um processo que pode soar como bastante trabalhoso, sobretudo quando se trata de atender a uma demanda urgente de uma empresa.
No entanto, é importante frisar o quanto é importante, sobretudo para pequenos negócios, contar com esse tipo de incentivo, que costuma ser o primeiro passo para se alcançar o sucesso de fato!
Leia também: