Se você quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano, sabia que você pode ser um MEI (Microempreendedor Individual)? Se você está pensando em embarcar nessa empreitada, confira este artigo em que listamos as principais informações sobre a categoria e como virar MEI para você tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!
O que é MEI – Microempreendedor Individual?
De acordo com artigo publicado no Blog SEBRAE, MEI é a sigla para Microempreendedor Individual – um empreendedor que possui um pequeno negócio e conduz sua empresa sozinho. A atividade determina que o profissional tenha um rendimento fixo anual para se manter dentro da modalidade.
O registro de MEI foi criado pelo Governo Federal para enquadrar profissionais que exercem suas atividades profissionais de forma informal. Com a criação dessa modalidade, muitos profissionais puderam formalizar seu trabalho e ter acesso a inúmeros benefícios, como aposentadoria, licença-maternidade, financiamentos, auxílio doença, entre outros.
Por que eu devo virar MEI – Microempreendedor Individual?
Jhonatan Matiolli, contador e cofundador do Código Contábil, enfatiza em publicação no portal Comunidade SEBRAE que fora o ganho de benefícios disponibilizados pelo governo, como auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade após carência, pensão e auxílio reclusão, a contribuição do empresário que virar MEI será um valor reduzido da faixa normal de pessoas jurídicas, além de:
• O MEI poderá realizar contratações de funcionários com os devidos encargos reduzidos.
• Redução das burocracias.
• O MEI não faz pagamentos de taxas referentes à abertura e obtenção do CNPJ e alvará.
• As linhas de crédito têm faixas especiais para MEIs fornecidas pela caixa econômica federal.
• É possível realizar a abertura de contas correntes de pessoas jurídicas em todos os bancos, com todos os benefícios sujeitos à aprovação, como empréstimos, financiamentos, dentre outros serviços bancários.
Por fim, além de tudo isso, o MEI poderá emitir sua nota fiscal, podendo atender um maior número de clientes de maneira totalmente legal e formalizada. Ou seja, o empreendedor só tem a ganhar!
Como ser um MEI – Microempreendedor Individual?
Primeiramente, é preciso se enquadrar nas seguintes condições para virar MEI:
- Trabalhar por conta própria com faturamento até R$ 81 mil por ano.
- Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa.
- Pode contratar no máximo um empregado.
- Exercer uma das atividades econômicas previstas no Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 22 de maio de 2018, o qual relaciona todas as atividades permitidas ao MEI.
Se você corresponde a estes requisitos, basta clicar neste link e seguir as instruções para se tornar um profissional formalizado como MEI!
A MF pode te ajudar nessa jornada!
Se você deseja dar andamento ao seu sonho de empreender, nada melhor do que contar com a parceria de uma empresa especializada em contabilidade para te auxiliar no caminho mais seguro, como a MF Consultoria! Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas, nós estamos inteiramente à sua disposição para ajudá-lo no que for preciso.